Ter carater é algo notável

Sou Especialista em Gestão e Educação Ambiental

09/01/2014 11:07

        

Formado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Onde fiz cinco projetos ambientais.

        Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Onde apresentei artigo sobre Coleta da Água da Chuva.

        Experiencia que mudou totalmente minha forma de ver a vida humana, a natureza e as demais formas de vida que em nosso cotidiano não damos valor. Unicamente valorizamos nós mesmos e esquecemos que não somos apenas seis bilhões de vidas sobre a Terrra, mas, somos trilhões de vidas compartilhando o mesmo planeta.

        Hoje as questões ambientais estão em alta, devido a situação insustentável em que chegamos. Vejo que o maior dos problemas criados por todos nós é o lixo. Sabemos fabricar e ainda não aprendemos a tratar. Achamos que isso é função da prefeitura e ela acha que é função sua, então fica o impasse. entra o Gestão e Educador Ambiental para criar o meio termo, dispor soluções, estratégias já comprovadas com sucesso em sua execução. O tatamento do lixo é função dos dois lados, voce e a prefeitura da sua cidade. Nao da mais para ficar sobrecarregando lixões desperdiçando materia prima que pode servir muito bem nas indústrias. É preciso separar o lixo de casa. Temos dois tipos básicos:

  • O lixo seco (plásticos, garrafas pet, vidro, papelão, papel, etc.)
  • O lixo molhado (cascas de frutas, restos de legumes, sobre de comida, etc.)

Voce ter usar duas lixeiras em casa:

  • Um lixeira para o lixo seco
  • Uma lixeira para o lixo molhado (orgânico)

        O lixo seco (reciclável) deve ser ensacado e disponibilizado para coleta especial. Se no seu bairro ainda não tem coleta seletiva pela prefeitura, cobre este serviço dela, é direito seu.

        O lixo orgânico serve muito bem para fazer compostagem e usar este composto orgânico (adubo) em sua horta e jardim de casa. Eu faço isso aqui e comprovei que este adubo é 10 X melhor que qualquer adubo quimico levando em conta que o adubo quimico é ecologicamente incorreto, porque polui os lençois freaticos e intoxica os alimentos. Não há a menor lógica em usa-lo. Aqui em casa tenho um tipo de planta que cresce um palmo por dia com o adubo orgânico.

        A composteira não dá cheiro, não atrai insetos e reodores, desde que voce faça de forma correta. É simples rápido e eficiente, visto que o lixo orgânico é produzido em pequena quantidade comparado ao lixo recilcável. alem do que após decomposto ele diminui consideravelmente o seu volume. Pode se usar, terra e folhas verdes ou secas em camadas alternadas com as sobras orgânicas de casa. Sempre deixando por último (em cima) folhas ou terra ou os dois, assim o cheiro dos restos orgânicos é absorvido pelas folhas e ou terra com o qual voce cobre. A cada dois dias deve molhar a composteira afim de acelerar o processo dos organismos decompositores que se formarão ali e a cada 15 dias virar para tambem acelerar o processo. Após quatro meses a composteira deve ser encerrada e ser criada uma nova.

Galeria de fotos. Gestão e Educação Ambiental

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode